Abóbora Orgânica

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Abóbora Orgânica

O que é a Abóbora

Abóbora é um nome popular que faz referência às várias espécies de frutos das plantas da família Cucurbitaceae, tal como a melancia, o pepino, o melão e o chuchu. Essa fruta, também pode ser consumida como forma de doce de abóbora, creme de abóbora e caldo de abóbora, é muito benéfica para a saúde. Ela faz bem para os olhos, coração, imunidade, entre outros benefícios.

A abóbora orgânica é um alimento incrivelmente nutritivo. Embora suas propriedades possam variar de abóbora para abóbora, em geral, elas são ricas em vitaminas e minerais e pobres em calorias.

A abóbora geralmente é redonda e laranja, mas seu tamanho, forma e cor podem variar dependendo do tipo. Sua casca externa é grossa, lisa e nervurada, com interior praticamente oco, se não fosse pela presença de sementes. Há dois principais gêneros de abóbora: abobra e curcubita. A abobra é uma espécie nativa da América do Sul e curcubita é um gênero que inclui vários tipos de abóbora, inclusive a abobrinha.

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Principais benefícios para a saúde

A maioria dos benefícios para a saúde de uma abóbora vem do seu conteúdo em micronutrientes e do fato de ser uma fruta cheia de fibras e com pouco carboidrato.
Embora não haja muitos estudos especificamente sobre a abóbora, ela é rica em vários nutrientes que estabeleceram benefícios para a saúde.

Imunidade

A abóbora fornece uma grande dose de beta-caroteno, que é parcialmente convertido em vitamina A. A vitamina A, por sua vez, pode ajudar o organismo a combater infecções (estudos a respeito: 1, 2 e 3). Pesquisas recentes mostraram que a vitamina A é particularmente importante para fortalecer o revestimento intestinal, tornando-o mais resistente a infecções. Outros micronutrientes da abóbora como a vitamina C, a vitamina E, o ferro e o folato, também ajudam a aumentar a imunidade, incluindo as vitaminas C e E, ferro e folato.

Saúde Ocular

A abóbora é um alimento muito rico em beta-caroteno, vitaminas e minerais que ajudam a retina a absorver a luz e protegem os olhos da degeneração macular relacionada à idade. Um estudo descobriu que pessoas com degeneração macular relacionada à idade podem retardar sua progressão tomando um suplemento contendo zinco, vitamina C, vitamina E, beta-caroteno e cobre.

Pele Saudável

Os antioxidantes encontrados na abóbora são importantes para a saúde da pele. Estes incluem beta-caroteno e vitaminas C e E.
O beta-caroteno, em particular, pode proteger sua pele dos raios UV prejudiciais do sol.
Comer alimentos com beta-caroteno também pode ajudar a melhorar a aparência e a textura da pele.

Saúde do Coração

Comer frutas e vegetais geralmente é saudável para o coração. Além do mais, a abóbora tem nutrientes específicos que são bons para a saúde do coração.
As fibras, vitamina C e potássio encontrados nele podem ajudar a melhorar a pressão arterial e os níveis de colesterol.

Síndrome metabólica

Comer alimentos ricos em beta-caroteno, como abóbora, pode ajudar a diminuir o risco de síndrome metabólica.
A síndrome metabólica é um grupo de sintomas associados à obesidade abdominal. Isso inclui pressão alta, controle insuficiente do açúcar no sangue e níveis elevados de triglicerídeos – fatores que aumentam o risco de doenças cardíacas e diabetes.

A maioria dos benefícios da abóbora para a saúde está relacionada aos seus micronutrientes, incluindo beta-caroteno e vitamina A.

Maneiras de comer abóbora

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A abóbora é popular em panquecas, cremes e muffins, mas também funciona bem em pratos salgados.
Você pode cozinhá-lo em uma sopa ou assá-lo com outros vegetais. A abóbora enlatada pode ser combinada com leite de coco e especiarias para fazer uma base cremosa de curry.
Você também pode comer outras partes da planta da abóbora. Suas sementes são torradas para um lanche crocante, enquanto suas flores costumam ser amassadas e fritas.

Veja nossa Receita de Quibe de Abóbora para mais uma idéia de como prepará-la.

Existem muitas maneiras de saborear a abóbora. Para as versões mais saudáveis, experimente usá-la em pratos saborosos como sopa ou assada.

Fatos Nutricionais

  • Calorias: 49
  • Carboidratos: 12 gramas
  • Fibra: 3 gramas
  • Proteína: 2 gramas
  • Vitamina K: 49% da IDR (Ingestão Diária Recomendada)
  • Vitamina C: 19% da IDR
  • Potássio: 16% da IDR
  • Cobre, manganês e riboflavina: 11% da IDR
  • Vitamina E: 10% da IDR
  • Ferro: 8% da IDR
  • Folato: 6% da IDR
  • Niacina, ácido pantotênico, vitamina B6 e tiamina: 5% da IDR

Ela também é muito rica em beta-caroteno, um poderoso antioxidante que se transforma em vitamina A no organismo.

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