Frutas do Inverno

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Frutas do Inverno

Muitas vezes, associamos o inverno a comidas quentinhas, doces e, em geral, comidas gordurosas. Entretanto, muitas frutas têm seu cultivo favorecido nessa estação de tempo predominantemente frio. Essas frutas do inverno têm seu sabor amplificado, suas cores se tornam mais vívidas e a sua colheita cresce amplamente.

A partir desse crescimento da safra, a utilização de agrotóxicos nas frutas se torna menos necessária, tornando, assim, essas frutas mais saudáveis e sustentáveis. Podemos dizer, então, que além de não agredirem o seu corpo, essas frutas não agridem o meio-ambiente. Conheça os alimentos mais contaminados por Agrotóxicos.

Ainda por conta desse aumento na produção, os preços dessas frutas diminuem drasticamente, o que facilita o seu consumo. Por conta disso, devemos sempre optar pelas frutas das estações em que nos encontramos, visto que, além de mais saudáveis, são mais baratas e sustentáveis. Assim, torna-se ainda mais fácil consumir essas frutas com regularidade e, de preferência, mais de uma vez ao dia.

Você conhece as frutas do inverno? Continue lendo e saiba tudo sobre as frutas favorecidas por essa estação!

Conheça as frutas do inverno

Abacate

O abacate é uma fruta que reduz o colesterol ruim e eleva o colesterol bom. Além disso, é uma fonte de “gordura boa”, como é popularmente conhecida. É uma grande fonte de zinco e vitamina E, protegendo as células da oxidação e prevenindo o envelhecimento precoce. Entretanto, é bastante calórico. Sendo assim, precisa-se ter cuidado em relação ao seu consumo, tornando-se ideal às pessoas que desejam o aumento de massa muscular.

Atemóia

O resultado do cruzamento entre a fruta-do-conde e a cherimoia deu um casamento perfeito, originando a atemoia. É uma fruta típica de mesa, para consumo ao natural. Seu valor alimentar é alto para açúcares, mas o apelo e qualidade desta fruta devem-se ao seu aroma e sabor, dados pelos componentes ácidos orgânicos, lipídios, fenóis e constituintes voláteis, especialmente ésteres.

Banana

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Rica em vitamina B, oferece energia rápida a quem a consome. A banana oferece a sensação de saciedade após o seu consumo, além de ser barata. Ademais, é rica em potássio, o que ajuda na prevenção de câimbras, e combate inflamações intestinais.

Caju

O caju é rico em cálcio, magnésio e ferro, beneficiando grandemente o sistema imunológico. Assim, além de melhorar a imunidade, combate inflamações e promove atividade antioxidante.

Caqui

Apesar de bastante calórico, possui vitaminas C e E em sua composição. Para aproveitá-las sem grandes danos, pode-se preparar um suco e ingeri-lo logo em seguida. O caqui ajuda na otimização das funções do corpo e aumenta a imunidade. Além disso, por conta de suas fibras, previne a prisão de ventre.

Carambola

Baixa em calorias, a carambola é uma ótima opção para quem segue uma dieta restritiva em calorias. É um ótimo remédio caseiro para a febre e diarreia, além de diminuir o inchaço e combater o colesterol.

Coco

Apesar de bastante calórico, é uma fonte da famosa “gordura boa”, que é aquela que não é estocada se não utilizada, mas sim aquela que é eliminada. Assim, apesar de ser necessário que se tenha cuidado sobre as calorias que possui, sua gordura não é um problema!

Figo

Sua cor roxa deriva da presença de antocianidina, que tem função antioxidante e favorece a prevenção de doenças crônicas. Além disso, é fonte de zinco e fibras, sendo muito importante ao trato intestinal e ao bom funcionamento do estômago. As suas folhas são conhecidas por auxiliar no controle do colesterol, evitando que a gordura se acumule nas artérias. Apesar de todos esses benefícios, é relativamente calórico e deve ser consumido com cautela.

Goiaba

Essa fruta de aparência tão atrativa chama atenção, principalmente, pela presença do vermelho em sua coloração. Essa cor denota que o licopeno está presente em sua composição. Essa substância possui ação desintoxicante e ajuda a prevenir diversos tipos de câncer. Além disso, além de várias outras vitaminas, possui grande incidência da vitamina C, a qual aumenta a imunidade. Ademais, quando consumida com a casca, diminui os níveis de insulina no sangue e promove a sensação de saciedade no corpo.

Kiwi

É uma ótima opção aos diabéticos e possui preço bastante acessível. É uma fruta cítrica e, por isso, o kiwi é rico em vitamina C, além de ser uma boa fonte de vitamina A e cálcio.

Laranja

A laranja diminui os níveis do chamado “colesterol ruim” no organismo. É uma fruta cítrica e, assim como kiwi, é rica em vitamina C. Com isso, é uma ótima opção para fortalecer o sistema imunológico e combater doenças virais.

Maracujá

Essa fruta deliciosa é conhecida por seu efeito calmante, que deriva da presença de flavonoides e alcaloides, os quais atingem o sistema nervoso central positivamente. Além dessa característica, o maracujá possui baixo teor calórico e é fonte de vitamina C. A sua casca possui muitas fibras, as quais auxiliam o trabalho desempenhado pelo sistema intestinal. Porém, essa casca é, muitas vezes, desprezada. Você pode tentar incorporá-la em receitas alternativas e diferentes, diversificando o cardápio usual e acostumando o seu paladar com novas texturas e sabores.

Maçã

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A maçã é rica em vitamina A e C. Além disso, essa fruta auxilia na redução do colesterol e na diminuição do risco de desenvolvimento de doenças e complicações cardiovasculares. E o melhor de tudo: é deliciosa!

Morango

É uma fruta típica dos climas mais frios. Essa fruta é rica em vitamina C e vitamina A. O morango combate o envelhecimento da pele, melhora a cognição, previne o câncer e combate inflamações.

Tangerina (Mexerica ou Bergamota)

A tangerina possui as vitaminas A e C. Além disso, atua como um ótimo antioxidante e anti-inflamatório, prevenindo, ainda, gripes e resfriados. Assim, melhora a imunidade e ajuda na prevenção de lesões. Por conta da quantidade de fibras presentes em sua polpa, a tangerina auxilia na prevenção da hipertensão e problemas no coração. Por possuir baixo teor calórico, pode ser consumida à vontade, seguindo os devidos cuidados para que as calorias diárias não sejam ultrapassadas.

Uva

Em sua composição, possui substâncias antioxidantes, que estão grandemente presentes em sua casca. Essa fruta pode prevenir doenças cardiovasculares. Além disso, possui baixo teor calórico.

Considerações Finais

Escolha incorporar frutas em sua alimentação diária. Ao adquiri-las no nosso site, hortifrúti ou feira local, opte pelas frutas da estação, como as frutas do inverno durante essa época do ano.

Com essa atitude, você poderá mudar radicalmente a sua saúde gastando pouco. Escolha os seus itens favoritos da lista das frutas do inverno e os consuma durante essa estação!



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