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Uva – 12 Principais Benefícios para a Saúde

As uvas são cultivadas há milhares de anos e têm sido reverenciadas por várias civilizações antigas por seu uso na produção de vinho.

Existem muitos tipos de uvas, incluindo verde, vermelho, preto, amarelo e rosa. Elas crescem em grupos e vêm em variedades com e sem sementes.

As uvas são cultivadas em climas temperados em todo o mundo, incluindo Sul da Europa, África, Austrália e América do Sul e do Norte. A maioria das uvas cultivadas nos EUA são da Califórnia.

As uvas oferecem muitos benefícios para a saúde devido ao seu alto teor de nutrientes e antioxidantes.

Aqui estão os 12 principais benefícios para a saúde de comer uvas.

Cheia de Nutrientes, Especialmente Vitaminas C e K

As uvas são ricas em vários nutrientes importantes.

Uma xícara (151 gramas) de uvas vermelhas ou verdes contém os seguintes nutrientes:

  • Calorias: 104
  • Carboidratos: 27,3 gramas
  • Proteína: 1,1 gramas
  • Gordura: 0,2 gramas
  • Fibra: 1,4 gramas
  • Vitamina C: 27% da ingestão diária de referência (RDI)
  • Vitamina K: 28% do RDI
  • Tiamina: 7% do RDI
  • Riboflavina: 6% do RDI
  • Vitamina B6: 6% do RDI
  • Potássio: 8% do RDI
  • Cobre: ​​10% do RDI
  • Manganês: 5% do RDI

Uma xícara (151 gramas) de uvas fornece mais de um quarto do RDI para vitamina K, uma vitamina solúvel em gordura vital para a coagulação do sangue e ossos saudáveis.

Elas também são uma boa fonte de vitamina C, um nutriente essencial e poderoso antioxidante necessário para a saúde do tecido conjuntivo.

Alto Teor de Antioxidantes na Uva pode Prevenir Doenças Crônicas

Os antioxidantes são compostos encontrados nas plantas, por exemplo. Eles ajudam a reparar os danos às células causados ​​pelos radicais livres, que são moléculas prejudiciais que causam estresse oxidativo.

O estresse oxidativo tem sido associado a várias doenças crônicas, incluindo diabetes, câncer e doenças cardíacas.

As uvas são ricas em vários compostos antioxidantes poderosos. Na verdade, mais de 1.600 compostos de plantas benéficas foram identificados nesta fruta.

A maior concentração de antioxidantes é encontrada na pele e nas sementes. Por este motivo, a maior parte da pesquisa em uvas tem sido feita usando extratos de sementes ou de casca.

As uvas vermelhas contêm um maior número de antioxidantes devido às antocianinas que lhes dão sua cor.

Os antioxidantes nas uvas permanecem presentes mesmo após a fermentação, razão pela qual o vinho tinto também é rico nesses compostos.

Um dos antioxidantes dessa fruta é o resveratrol, que é classificado como um polifenol.

Numerosos estudos foram realizados sobre seus benefícios, mostrando que o resveratrol protege contra doenças cardíacas, reduz o açúcar no sangue e protege contra o desenvolvimento de câncer.

As uvas também contêm vitamina C, beta-caroteno, quercetina, luteína, licopeno e ácido elágico, que também são antioxidantes poderosos.

Compostos Vegetais Podem Proteger Contra Certos Tipos de Câncer

As uvas contêm altos níveis de compostos vegetais benéficos, que podem ajudar a proteger contra certos tipos de câncer.

O resveratrol, um dos compostos encontrados nesta fruta, tem sido bem estudado em termos de prevenção e tratamento do câncer.

Foi demonstrado que protege contra o câncer reduzindo a inflamação, agindo como um antioxidante e bloqueando o crescimento e a propagação das células cancerosas dentro do corpo.

No entanto, a combinação única de compostos vegetais encontrados nas uvas pode ser responsável por seus benefícios anticancerígenos. Além do resveratrol, as uvas também contêm quercetina, antocianinas e catequinas – todas as quais podem ter efeitos benéficos contra o câncer.

Foi demonstrado que os extratos de uva bloqueiam o crescimento e a disseminação de células cancerosas do cólon humano em estudos em tubos de ensaio.

Além disso, um estudo em 30 pessoas com mais de 50 anos mostrou que comer 1 libra (450 gramas) de uvas por dia durante duas semanas diminuiu os marcadores de risco de câncer de cólon.

Estudos também descobriram que os extratos de uva bloqueiam o crescimento e a disseminação das células do câncer de mama, tanto em modelos de laboratório quanto em ratos.

Embora os estudos sobre uvas e câncer em humanos sejam limitados, uma dieta rica em alimentos ricos em antioxidantes, como uvas, foi associada a um risco menor de câncer.

VEJA TAMBÉM: Verduras e Legumes Ricos em Antioxidantes

Benéfico para a Saúde do Coração de Várias Maneiras Impressionantes

cesta organica cacho de uva ainda amadurecendo no pe

Há vários motivos pelos quais comer uvas faz bem ao coração.

Pode Ajudar a Baixar a Pressão Arterial

Uma xícara (151 gramas) de uvas contém 288 mg de potássio, que é 6% do IDR (1).

Este mineral é necessário para manter níveis saudáveis ​​de pressão arterial.

A baixa ingestão de potássio tem sido associada a riscos aumentados de hipertensão, doenças cardíacas e derrame.

Um estudo com 12.267 adultos mostrou que as pessoas que consumiam níveis mais elevados de potássio em relação ao sódio tinham menos probabilidade de morrer de doenças cardíacas do que aquelas que consumiam menos potássio.

Pode Ajudar a Reduzir o Colesterol

Os compostos encontrados nas uvas podem ajudar a proteger contra os níveis elevados de colesterol, diminuindo a absorção do colesterol.

Em um estudo com 69 pessoas com colesterol alto, comer três xícaras (500 gramas) de uvas vermelhas por dia durante oito semanas reduziu o colesterol LDL total e “ruim”. As uvas brancas não tiveram o mesmo efeito.

Além disso, dietas ricas em resveratrol, como a dieta mediterrânea, também reduzem os níveis de colesterol.

Uvas Podem Diminuir os Níveis de Açúcar no Sangue e Proteger Contra Diabetes

As uvas contêm 23 gramas de açúcar por xícara (151 gramas), o que pode fazer você se perguntar se elas são uma boa escolha para pessoas com diabetes.

Elas têm um baixo índice glicêmico (IG) de 53, uma medida de quão rapidamente um alimento aumenta o açúcar no sangue.

Além disso, os compostos encontrados nas uvas podem até diminuir os níveis de açúcar no sangue. Em um estudo de 16 semanas em 38 homens, aqueles que tomaram 20 gramas de extrato de uva por dia tiveram níveis reduzidos de açúcar no sangue, em comparação com um grupo de controle.

Além disso, o resveratrol demonstrou aumentar a sensibilidade à insulina, o que pode melhorar a capacidade do seu corpo de usar glicose e, portanto, reduzir os níveis de açúcar no sangue.

O resveratrol também aumenta o número de receptores de glicose nas membranas celulares, o que pode ter um efeito benéfico sobre o açúcar no sangue.

Gerenciar seus níveis de açúcar no sangue ao longo do tempo é um fator importante na redução do risco de diabetes.

Contém Vários Compostos que Beneficiam a Saúde Ocular

Os produtos químicos vegetais encontrados nas uvas podem proteger contra doenças oculares comuns.

Em um estudo, os ratos alimentados com uma dieta suplementada com uvas mostraram menos sinais de danos à retina e tiveram uma função retinal melhor em comparação com os ratos que não foram alimentados com a fruta.

Em um estudo em tubo de ensaio, descobriu-se que o resveratrol protege as células retinais do olho humano da luz ultravioleta A. Isso pode diminuir o risco de desenvolver degeneração macular relacionada à idade (DMRI), uma doença ocular comum.

De acordo com um estudo de revisão, o resveratrol também pode ajudar a proteger contra glaucoma, catarata e doenças oculares diabéticas.

Além disso, as uvas contêm os antioxidantes luteína e zeaxantina. Vários estudos demonstraram que esses compostos ajudam a proteger os olhos dos danos da luz azul.

Consumir Uva Pode Melhorar a Memória, a Atenção e o Humor

Comer uvas pode beneficiar a saúde do cérebro e melhorar a memória.

Em um estudo de 12 semanas em 111 idosos saudáveis, 250 mg de um suplemento de uva por dia melhorou significativamente as pontuações em um teste cognitivo que mede a atenção, memória e linguagem em comparação com os valores basais.

Outro estudo com jovens adultos saudáveis ​​mostrou que beber cerca de 8 onças (230 ml) de suco de uva melhorou a velocidade das habilidades relacionadas à memória e o humor 20 minutos após o consumo.

Estudos em ratos mostraram que o resveratrol melhorou o aprendizado, a memória e o humor quando ingerido por 4 semanas.

Além disso, os cérebros dos ratos mostraram sinais de crescimento e fluxo sanguíneo aumentados.

O resveratrol também pode ajudar a proteger contra a doença de Alzheimer, embora estudos em humanos sejam necessários para confirmar isso.

As Uvas Contém Muitos Nutrientes Importantes para a Saúde Óssea

cesta organica uvas sendo colhidas por pessoas em plantacao

As uvas contêm muitos minerais necessários para a saúde óssea, incluindo cálcio, magnésio, potássio, fósforo, manganês e vitamina K.

Embora estudos em ratos tenham mostrado que o resveratrol melhorou a densidade óssea, esses resultados não foram confirmados em humanos.

Em um estudo, ratos alimentados com pó de uva liofilizado por 8 semanas tiveram melhor absorção óssea e retenção de cálcio em comparação aos ratos que não receberam o pó.

Atualmente, faltam estudos com base em humanos sobre o efeito das uvas na saúde dos ossos.

Pode Proteger Contra Certas Bactérias, Vírus e Infecções por Fungos

Foi demonstrado que vários compostos das uvas protegem e combatem as infecções bacterianas e virais.

As uvas são uma boa fonte de vitamina C, que é bem conhecida por seu impacto benéfico no sistema imunológico.

Demonstrou-se que o extrato de casca de uva protege contra o vírus da gripe em estudos de tubo de ensaio.

Além disso, os compostos das uvas impediram a disseminação do vírus do herpes, da catapora e das infecções por fungos em estudos em tubos de ensaio.

O resveratrol também pode proteger contra doenças transmitidas por alimentos. Quando adicionado a diferentes tipos de alimentos, demonstrou prevenir o crescimento de bactérias nocivas, como E. Coli.

Pode Retardar o Envelhecimento e Promover a Longevidade

Os compostos vegetais encontrados nas uvas podem afetar o envelhecimento e a longevidade.

Foi demonstrado que o resveratrol prolonga a vida útil de uma variedade de espécies animais.

Este composto estimula uma família de proteínas chamadas sirtuínas, que têm sido associadas à longevidade.

Um dos genes que o resveratrol ativa é o gene SirT1. Este é o mesmo gene ativado por dietas de baixa caloria, que foi associado a uma maior longevidade em estudos com animais.

O resveratrol também afeta vários outros genes associados ao envelhecimento e longevidade.

11. Pode Prevenir Doenças Crônicas ao Diminuir a Inflamação

A inflamação crônica desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de doenças crônicas, como câncer, doenças cardíacas, diabetes, artrite e doenças auto-imunes, para citar apenas alguns.

O resveratrol foi associado a poderosas propriedades antiinflamatórias.

Em um estudo com 24 homens com síndrome metabólica – um fator de risco para doenças cardíacas – um extrato em pó de uva equivalente a aproximadamente 1,5 xícaras (252 gramas) de uvas frescas aumentou o número de compostos antiinflamatórios em seu sangue.

Da mesma forma, outro estudo em 75 pessoas com doenças cardíacas descobriu que tomar extrato de uva em pó aumentou os níveis de compostos antiinflamatórios, em comparação com um grupo de controle.

Um estudo em ratos com doença inflamatória intestinal mostrou que o suco de uva melhorou não apenas os sinais da doença, mas também aumentou os níveis sanguíneos de compostos antiinflamatórios.

As Uvas são Deliciosas, Versáteis e Facilmente Incorporadas em uma Dieta Saudável

As uvas são fáceis de incorporar numa dieta saudável. Aqui estão algumas maneiras de aproveitá-los:

  • Coma uvas puras como um lanche.
  • Congele as uvas para um deleite fresco.
  • Adicione uvas picadas a uma salada de vegetais ou frango.
  • Use uvas em uma salada de frutas.
  • Adicione uvas ou suco de uva a um smoothie.
  • Adicione uvas a uma tábua de queijos para um aperitivo ou sobremesa.
  • Beba suco de uva 100%.

Conclusão

As uvas contêm vários nutrientes importantes e compostos vegetais poderosos que beneficiam a sua saúde.

Embora contenham açúcar, têm um baixo índice glicêmico e não parecem aumentar os níveis de açúcar no sangue.

Os antioxidantes das uvas, como o resveratrol, reduzem a inflamação e podem ajudar a proteger contra o câncer, doenças cardíacas e diabetes.

As uvas são fáceis de incorporar na dieta, sejam frescas, congeladas, como suco ou vinho.

Para obter o máximo de benefícios, escolha uvas frescas, vermelhas em vez de uvas brancas.

Perguntas Frequentes

Quais são os benefícios de comer uvas?

As uvas são uma boa fonte de potássio, um mineral que ajuda a equilibrar os fluidos do corpo. O potássio pode ajudar a reduzir a pressão alta e diminuir o risco de doenças cardíacas e derrames. A maioria das pessoas não obtém o suficiente desse nutriente, então comer uvas pode ajudar a preencher a lacuna.

É bom comer uva todos os dias?

Seu sistema imunológico recebe um impulso.
O ditado deveria ser: “Coma uma uva por dia e mantenha o médico longe”. As uvas contêm muitos nutrientes que contribuem para manter seu corpo saudável. De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), essa fruta é fonte de vitaminas A, C e K, beta-caroteno e potássio.

Quais uvas coloridas são as mais saudáveis?

Algumas variedades de uvas pretas são muito mais ricas em antioxidantes do que as uvas verdes ou vermelhas. Esses compostos químicos ajudam a proteger suas células contra danos. Eles protegem contra doenças como câncer, diabetes, Alzheimer, Parkinson e doenças cardíacas.

Quantas uvas você deve comer por dia?

Cerca de 32 uvas podem ser consideradas como uma porção. Comer uma porção é bom se você já estiver em uma dieta saudável e fisicamente ativo. Mas, caso contrário, atenha-se a 8 a 10 uvas por dia.

As uvas são ricas em ferro?

As uvas fornecem 0,54 miligramas de ferro por xícara. Essa quantidade é 6,7% da necessidade diária de ferro de um homem e 3% da necessidade de uma mulher. O corpo usa ferro para sintetizar glóbulos vermelhos e trifosfato de adenosina, ou ATP. O ATP é a molécula que as células usam como sua principal fonte de energia.

Qual cor de uva é mais saudável?

A produção do antioxidante antocianina pode proteger seu corpo contra inflamações. Porém, uma mutação nas uvas verdes impede a produção de antocianina, o que diminui os níveis de antioxidantes nas uvas verdes, razão pela qual as uvas vermelhas e roxas são frequentemente consideradas mais saudáveis.

As uvas têm alto teor de açúcar?

As uvas estão absolutamente repletas de açúcar. No entanto, se você tem um pouco de fraqueza por uvas, estará consumindo muitas coisas boas: as uvas vermelhas contêm antocianinas, que têm sido associadas a níveis mais baixos de colesterol “ruim”, níveis mais elevados de colesterol “bom” e um menor risco de resistência à insulina.

Qual fruta tem menor teor de açúcar?

Oito frutas com baixo teor de açúcar:

  • Morangos. Os morangos, como muitas outras frutas silvestres, costumam ser ricos em fibras e contêm muito pouco açúcar.
  • Pêssegos. Embora tenham sabor doce, um pêssego de tamanho médio contém apenas cerca de 13 g de açúcar.
  • Amora silvestre.
  • Limões e limas.
  • Melão.
  • Laranjas.
  • Toranja.

As uvas são ricas em carboidratos?

Uvas e bananas, por exemplo, contêm grandes quantidades de carboidratos. 1 xícara de uva tem aproximadamente 26 gramas e uma banana média, 24 gramas de carboidrato. Via de regra, essas frutas devem ser evitadas. Porém, uma xícara de morangos contém 8 gramas e uma laranja média 12 gramas de carboidratos.

As uvas quebram a cetose?

Opções com baixo teor de carboidratos, como frutas vermelhas, abacate, tomate, azeitonas e coco, oferecem os benefícios nutricionais das frutas sem afetar a cetose. Por outro lado, frutas com alto teor de açúcar, como banana, uva, abacaxi, manga e maçã, devem ser evitadas, pois podem impedir o progresso de uma dieta cetônica.

cesta organica pessoa segurando cacho de uva roxa

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