Frutas do Outono

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Frutas do Outono

Você sabia que o outono é a estação preferida das frutas? Isso acontece porque é a estação mais propícia para o cultivo da maior parte delas. As chamadas frutas do outono têm o seu sabor melhorado, suas cores se tornam mais vívidas e sua colheita praticamente triplica de tamanho. Com isso, a safra se torna menos dependente de agrotóxicos e, por consequência, mais saudável e sustentável. Além de fazer bem para o meio-ambiente, o seu corpo colhe diversos benefícios desse consumo!

Outro aspecto muito importante de se optar pelas frutas da estação é o preço. Por conta dessa numerosa safra, as frutas têm seu preço barateado, o que favorece ainda mais a escolha por esses alimentos. As frutas, que já são naturalmente fontes de vitaminas e fibras, tornam-se ainda mais nutritivas. Tendo isso em vista, deve-se consumir frutas pelo menos três vezes ao dia, de forma a absorver todos os nutrientes necessários para uma vida plenamente saudável.

Cabe, ainda, ressaltar que as frutas são ótimas opções àqueles que enfrentam a jornada da reeducação alimentar. Como a maioria das frutas possuem sabor doce, podem facilmente substituir as guloseimas calóricas do dia a dia. Com isso, sem retirar o sabor doce da rotina, pode-se perder peso e se alimentar melhor. Isso se torna ainda mais significante quando se opta pelo consumo das frutas das estações, a exemplo das frutas de outono, que possuem mais nutrientes e menos substâncias químicas nocivas.

Conheça as frutas do Outono

Agora que você já conhece todos os benefícios de incluir as frutas na sua dieta, você deve se atentar à sazonalidade das frutas de que mais gosta. Para isso, preparamos uma lista com todas as frutas do outono, que é essa estação que vai do dia x ao dia x.

Abacate

O abacate é uma fonte de “gordura boa”, como é popularmente conhecida. É uma grande fonte de zinco e vitamina E, protegendo as células da oxidação e prevenindo o envelhecimento precoce. Entretanto, é bastante calórico. Sendo assim, precisa-se ter cuidado em relação ao seu consumo.

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Banana

Rica em vitamina B, oferece energia rápida a quem a consome. Ademais, oferece a sensação de saciedade após o seu consumo, além de ser barata.

Caqui

Apesar de bastante calórico, possui vitaminas C e E em sua composição. Para aproveitá-las sem grandes danos, pode-se preparar um suco e ingeri-lo logo em seguida.

Coco

Apesar de bastante calórico, é uma fonte da famosa “gordura boa”, que é aquela que não é estocada se não utilizada, mas sim aquela que é eliminada. Assim, apesar de ser necessário que se tenha cuidado sobre as calorias que possui, sua gordura não é um problema!

Figo

Sua cor roxa deriva da presença de antocianidina, que tem função antioxidante e favorece a prevenção de doenças crônicas. Além disso, é fonte de zinco e fibras, sendo muito importante ao trato intestinal e ao bom funcionamento do estômago. Apesar de todos esses benefícios, é relativamente calórico e deve ser consumido com cautela.

Goiaba

Essa fruta de aparência tão atrativa chama atenção, principalmente, pela presença do vermelho em sua coloração. Essa cor denota que o licopeno está presente em sua composição. Essa substância possui ação desintoxicante e ajuda a prevenir diversos tipos de câncer. Além disso, além de várias outras vitaminas, possui grande incidência da vitamina C, a qual aumenta a imunidade. Ademais, quando consumida com a casca, diminui os níveis de insulina no sangue e promove a sensação de saciedade no corpo.

Graviola

Repleta de vitamina C, essa fruta ajuda no combate de inflamações e promove a saciedade. Seu sabor doce pode substituir guloseimas calóricas.

Kiwi

Kiwi é uma fruta rica em vitamina C. É uma ótima opção aos diabéticos e possui preço bastante acessível.

Mamão

O mamão é rico em vitamina A, prevenindo doenças e soltando o intestino.

Manga

Com vitamina A e fibras, regula o índice de açúcar no sangue e é muito saborosa e doce.

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Melão

Essa fruta é conhecida por sua função diurética. Essa função estimula o funcionamento dos rins, melhorando a saúde desses órgãos. Em sua composição, fazem-se presentes a vitamina A, associada à visão, e o magnésio, que previne infecções.

Maracujá

Essa fruta deliciosa é conhecida por seu efeito calmante. Além desse famoso atributo, o maracujá possui baixo teor calórico e é uma fonte de vitamina C. A sua casca possui muitas fibras, as quais auxiliam o trabalho desempenhado pelo sistema intestinal. Porém, essa casca é, muitas vezes, desprezada. Você pode tentar incorporá-la em receitas alternativas e diferentes, diversificando o cardápio usual e acostumando o seu paladar com novas texturas e sabores.

Pera

Sendo uma ótima fonte de fibras e vitaminas A e C, possui muitos antioxidantes que auxiliam na prevenção de doenças. Além disso, é digerida com facilidade e aumenta a hidratação do corpo.

Tangerina (Mexerica ou Bergamota)

A tangerina possui as vitaminas A e C. Além disso, atua como um ótimo antioxidante e anti-inflamatório. Assim, melhora a imunidade e ajuda na prevenção de lesões. Por possuir baixo teor calórico, pode ser consumida à vontade, seguindo os devidos cuidados para que as calorias diárias não sejam ultrapassadas.

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Uva

Em sua composição, possui substâncias antioxidantes, que estão grandemente presentes em sua casca. Essa fruta pode prevenir doenças cardiovasculares. Além disso, possui baixo teor calórico.

Considerações Finais

Escolha incorporar frutas em sua alimentação diária. Conheça já nossas Cestas de Orgânicos, com verduras, legumes e frutas.

Com essa atitude, você poderá mudar radicalmente a sua saúde gastando pouco. Escolha os seus itens favoritos da lista das frutas do outono e os consuma durante essa estação!

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Referências



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