Como fazer uma ceia de Natal Saudável

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Como fazer uma ceia de Natal Saudável

O Natal é uma das datas comemorativas mais adoradas. Sem dúvida nenhuma, a ceia é um dos momentos mais aguardados e deve ser uma ocasião prazerosa onde a família compartilha o alimento criando boas memórias.
Existe uma preocupação com o que deve ser colocado na ceia de Natal e também com os quilinhos extras que quase todo mundo ganha depois de exagerar nessa refeição.
Mas é completamente possível fazer uma ceia saudável e comer normalmente sem culpa.

Saiba como preparar uma ceia de Natal saudável e saborosa seguindo as dicas a seguir.

Itens de uma ceia de Natal tradicional

A celebração tradicional do Natal conta com a presença de boa parte da família, trocas de presentes, itens decorativos pela casa e uma mesa repleta de comidas típicas, tais como:

  • Entrada: canapés, castanhas, frutas frescas, frutas secas, pães, patês e queijos.
  • Pratos principais: carne assada com batatas, chester, cordeiro, frango, peixe, pernil, lombo, peru, tender e massas.
  • Acompanhamentos: arroz à grega, cuscuz marroquino, farofa, maionese, salpicão e salada.
  • Sobremesa: chocotone, manjar, panetone, pavê, pudim e rabanada.
  • Bebidas: champanhe, cidra, refrigerantes, sucos e vinho.

Como preparar uma ceia saudável?

Entrada

Na entrada, aposte em frutas, nozes, amendoins e castanhas. Fazer uma mesa de frutas agrega tanto na decoração quanto na alimentação saudável.
Dica: Opte por utilizar frutas da época porque seu cultivo não requer agrotóxicos já que elas se desenvolvem naturalmente na estação.

Prato principal e acompanhamentos

Peru

É fato que o peru é um dos protagonistas da ceia natalina. E isso é perfeito porque a carne deste animal é rica em zinco, mineral que combate os radicais livres no organismo, além de ser uma fonte de proteína magra.
Como o objetivo é uma ceia saudável, não compre a carne já temperada e evite utilizar temperos prontos. O peru fica mais nutritivo quando ingredientes frescos (temperos e ervas) são utilizados.
Dica: Faça uma farofa saudável para rechear ou arrodeando o prato.

Arroz

O arroz, além de ser rico em vitaminas e sais minerais, é uma das principais fontes de carboidratos na alimentação do brasileiro. Por ser um acompanhamento prático, versátil e preparado facilmente, o arroz tem seu lugar garantido na mesa de Natal sob as mais variadas receitas.
Dica: Para ter mais benefícios é interessante substituir o arroz branco por outras variedades de arroz: negro, vermelho ou integral. Embora todos sejam nutritivos, o arroz branco apresenta menos vitaminas e fibras que os demais.

Salpicão

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O salpicão é um prato tradicional nas festas de final de ano, que dependendo dos ingredientes utilizados pode se tornar prato calórico. Para fazer um salpicão saudável, recomenda-se trocar a maionese por iogurte natural e utilizar frutas frescas, de preferência orgânicas, já que estas são livres de agrotóxicos. Alguns temperos naturais podem ser adicionados para ressaltar o sabor do prato.

Dica: Adicionar ameixa no salpicão é uma opção interessante, pois essa fruta é rica em vitaminas e fibras, além disso ajuda a regular o funcionamento do intestino.

Sobremesas
Para ter uma ceia de Natal saudável não é preciso deixar a sobremesa de lado.
Existem diversas sobremesas que não possuem muitas calorias e são extremamente saborosas, confira as receitas de rabanada e do sorvete saudável com apenas dois ingredientes.

Rabanada

Tradicionalmente a rabanada é feita frita no óleo, o que agrega calorias negativas para a receita. Existem diversas receitas de rabanada light e que como uma forma de reduzir as calorias e deixar o prato mais saudável, deve ser assada no forno, airfryer ou frigideira antiaderente.

Sorvete

Encontrar uma sobremesa gelada, saudável e que agrade a todos pode ser um pouco difícil, mas quem não gosta de sorvete? Esta receita de sorvete caseiro é uma excelente alternativa de sobremesa para a ceia, leva somente dois ingredientes e pode ser adaptada para diferentes sabores.

Sorvete Saudável com apenas dois ingredientes
Ingredientes:

  • 3 bananas congeladas (base do sorvete)
  • ½ xícara de fruta congelada

Modo de preparo:

Bate tudo no liquidificador até obter textura de creme e reserve no congelador por 30 minutos.
* A fruta congelada vai dar sabor ao sorvete, para fazer sorvete de chocolate substitua por 1 barra de chocolate light.

Não existe problema nenhum em comer outro tipo de sobremesas, o segredo é não exagerar. Aliás, não vale exagerar na ceia como um todo. É importante manter o equilíbrio para não ter problemas depois.

Bebidas

cesta organica bebidas de natal

Geralmente, vinhos e espumantes harmonizam com a ceia de natal. O vinho faz bem ao coração e o espumante tem poucas calorias. Tudo bem tomá-los com moderação.
Para evitar a ressaca é importante se hidratar bem.

Acerte nas quantidades da ceia de Natal

Para não ter desperdício após a ceia, é importante não exagerar na quantidade de comida, ao mesmo tempo que é necessário que todos fiquem saciados. Não pode sobrar demais e nem faltar, é preciso encontrar o meio termo.

O ideal é calcular a quantidade aproximada de comida que deve ser preparada. Basta multiplicar a quantidade de pessoas que estarão na ceia pela porção que consomem.
Você acabou de aprender como fazer uma ceia de Natal saudável. Para valorizar todo o seu esforço preparando as receitas e finalizar o momento com chave de ouro, não se esqueça de fazer uma decoração linda na mesa da ceia.



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