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Agrião – Nasturtium Officinale

Agrião, Nasturtium officinale, é uma planta semi-aquática que naturalmente cresce em nascentes e águas rasas. Pertencendo à família da mostarda, o agrião é relacionado com couve, couve-de-bruxelas, nabos e rabanetes.
Para quem não é familiar com aparência do agrião, é um aglomerado de folhas verdes brilhantes, pequenas e redondas, com bordas circulares ligadas a caules ocos verdes claros. O sabor é pungente e apimentado, com um aroma fresco e folhoso parecido com rúcula. As flores normalmente não são consumidas. O agrião pode também ser cultivado hidroponicamente durante o ano inteiro. Hidroponia é um método de cultivo de plantas sem solo.

Valor Nutricional do Agrião

Uma xícara de agrião cru contém:

Benefícios do Agrião para Saúde

O agrião é parte da família vegetal crucífera. Como seus parentes brócolis, couve e repolho, o agrião é considerado a ter muitos dos mesmos benefícios para a saúde das pessoas.
Aqui estão alguns dos possíveis benefícios do agrião:

  • Reduzir risco de doenças crônicas
  • Benéfico para saúde cardíaca
  • Ajuda no emagrecimento
  • Controla níveis de açúcar no sangue
  • Reduz pressão arterial
  • Pode melhorar saúde óssea
  • Apoia imunidade
  • Melhora saúde da pele
  • Desempenho atlético melhorado
  • Rico em carotenoides e vitamina C, que pode proteger a saúde dos olhos
  • Melhora função cerebral

Reduzir Risco de Doenças Crônicas

O estresse oxidativo é associado com várias doenças crônicas incluindo doença cardíaca, câncer e diabetes. Por causa de seu teor antioxidante, o agrião é considerado a ajudar a prevenir estas doenças ou sua recorrência. Uma dieta rica em alimentos ricos em antioxidante como agrião foi indicada a reduzir o risco de doenças crônicas como doença cardíaca, diabetes, e câncer.
O agrião é mais rico em antioxidantes do que outros vegetais. Agrião também tem uma concentração alta de um antioxidante chamado falcarinol, que pode ter propriedades únicas anti-inflamatórias contra células de câncer do cólon. Glucosinolatos, que são ativados em compostos chamados isotiocianatos no corpo, são também considerados a ter benefícios anti-câncer.

Benéfico para Saúde Cardíaca

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O perfil nutricional do agrião faz dele um vegetal amigo do coração. E contém os nutrientes seguintes que podem melhorar a saúde cardíaca:

  • Fibra – Fibra pode reduzir níveis de colesterol altos, regular açúcar no sangue, e reduzir pressão arterial
  • Vitamina K – Um tipo de vitamina conhecida como K2 é essencial para fazer proteínas que são envolvidas em coagulação do sangue
  • Vitamina C – Vitamina C ajuda a diminuir inflamação que pode contribuir com certas doenças crônicas como câncer ou doença cardiovascular
  • Manganês – Um tipo de mineral chamado manganês ajuda a manter os níveis de pressão arterial saudáveis

Ajuda no Emagrecimento

O agrião contém fibra, que faz dele um alimento importante para emagrecimento ou manter um peso saudável. Harvard School of Public Health diz que a fibra solúvel pode reduzir colesterol e melhorar perfis lipídicos. As fibras solúveis podem também retardar a digestão, que pode ajudar a sentir-se cheio por mais tempo e prevenir a alimentação exagerada.

Controla Níveis de Açúcar no Sangue

O agrião é conhecido a conter fibra, que é importante para saúde do açúcar no sangue. A fibra retarda a digestão dos carboidratos, o que significa que são absorvidos mais lentamente pelo corpo, ao invés de tudo de uma vez. Isso pode prevenir picos nos níveis de açúcar no sangue.
O agrião pode também ser uma boa fonte de cromo, este mineral ajuda a insulina de maneira eficiente transportar glicose do sangue nas células para ser usado por energia. A deficiência de cromo foi associada com diabetes tipo 2.

Reduz Pressão Arterial

Muitos benefícios para saúde do agrião são relacionados com seus nutrientes, junto à habilidade de ajudar a diminuir pressão arterial que pode ser especialmente importante se sofrer de hipertensão ou pressão arterial alta. O agrião é rico em potássio, que a pesquisa mostrou poder ajudar também a diminuir níveis de pressão arterial.

Pode Melhorar Saúde Óssea

A vitamina K é importante para saúde óssea. E ajuda o corpo a conservar cálcio, que previne ossos de deteriorar. Estudos mostraram que adultos mais velhos com baixa ingestão de vitamina K são mais prováveis a sofrer de fraturas no quadril do que os que obtém suficiente da vitamina em suas dietas. O agrião pode também ter benefícios para saúde óssea devido a seu teor de manganês. Deficiência neste mineral foi associada com osteoporose.

Apóia Imunidade

O agrião é conhecido antioxidante, o que significa que é capaz de neutralizar radicais livres. Os radicais livres podem danificar células e levar à doença, assim ter antioxidantes na dieta pode ajudar a prevenir doença.
Antioxidantes são também considerados a ajudar o sistema imunológico por apoiar a função dos glóbulos brancos, que combatem os invasores estrangeiros como bactérias ou vírus. Antioxidantes como vitamina C, e beta-caroteno (vitamina A) são também necessários para produção de glóbulos brancos.

Melhora Saúde da Pele

O agrião pode ter benefícios para saúde da pele devido ao seu teor alto de vitamina C. A vitamina C pode neutralizar radicais livres, estes que danificam o colágeno, retardando os sinais de envelhecimento.
A vitamina C é também necessária para síntese do colágeno, que mantém a pele forte e firme. E pode também ajudar a proteger a pele contra o dano solar por combater estresse oxidativo.

Desempenho Atlético Melhorado

O teor alto de nitrato do agrião é considerado a melhorar o desempenho atlético. Os nitratos são convertidos em óxido nítrico pelo corpo, que ajuda a ampliar os vasos sanguíneos, permitindo que mais fluxo rico em oxigênio no sangue aos músculos. Isso pode fazer do agrião um alimento excelente para antes ou após treinos.

Rico em Carotenóides e Vitamina C


Agrião é rico em 2 poderosos antioxidantes, beta-caroteno e vitamina C. Antioxidantes ajudam a combater estresse oxidativo, dano para células causado pelos radicais livres. O estresse oxidativo pode contribuir para degeneração macular, catarata, e outras doenças dos olhos, assim antioxidantes podem ajudar a prevenir estes problemas.

Melhora Função Cerebral

Os benefícios para saúde do agrião podem também se estender à saúde cerebral. O teor alto de vitamina K no agrião é considerado a apoiar a função cerebral por promover crescimento de novos neurônios. Além disso, pode ajudar a proteger contra doença de Alzheimer ou demência por prevenir formação de placas amiloides no cérebro.

Efeitos Colaterais Potenciais do Agrião

Certos remédios para afinar o sangue, como varfarina, têm interações potencialmente perigosas com vitamina K. Assim, consumir alimentos ricos em vitamina K pode diminuir a eficiência da medicação. Se usar medicamento para afinar o sangue, verificar com o médico sobre a quantidade apropriada de vitamina K para incluir na dieta.

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