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5 Adoçantes Naturais que Fazem Bem à Saúde

Adoçantes naturais, como estévia e adoçantes de fruta monge, podem proporcionar benefícios à saúde em relação ao açúcar refinado. Os benefícios podem incluir redução da pressão arterial e açúcar no sangue.

Reduzir a ingestão de açúcar refinado pode ser difícil, mas dado o quão incrivelmente prejudicial o açúcar pode ser, definitivamente vale a pena o esforço.

Felizmente, alguns adoçantes encontrados na natureza são realmente saudáveis.

Eles têm poucas calorias, baixo teor de frutose e têm um sabor muito doce.

Aqui estão 5 adoçantes naturais que podem ser alternativas mais saudáveis ao açúcar refinado.

1. Estévia

Stevia é um adoçante de baixas calorias muito popular.

É extraído das folhas de uma planta chamada Stevia rebaudiana.

Esta planta tem sido cultivada por sua doçura e fins medicinais há séculos na América do Sul.

Vários compostos doces são encontrados nas folhas de estévia. Os principais são o esteviosídeo e o rebaudiosídeo A. Ambos são centenas de vezes mais doces que o açúcar, grama por grama.

Portanto, a estévia é muito doce, mas praticamente não contém calorias.

Além disso, alguns estudos baseados em humanos sugerem que a estévia pode trazer benefícios à saúde, inclusive para os seguintes parâmetros de saúde:

  • Pressão arterial. A estévia pode ajudar a reduzir a pressão arterial elevada em pessoas com hipertensão. No entanto, não afeta os níveis normais ou apenas ligeiramente elevados de pressão arterial.
  • Açúcar no sangue. A estévia pode ser uma alternativa útil de açúcar para pessoas com diabetes e ajudar a manter níveis saudáveis de açúcar no sangue. No entanto, algumas pesquisas sugerem que a estévia pode afetar negativamente o microbioma intestinal.
  • Muitas pessoas não gostam muito do sabor da estévia. O sabor depende da marca, portanto, talvez seja necessário experimentar para encontrar o tipo de estévia de sua preferência.

cesta organica planta stevia

2. Eritritol

O eritritol é outro adoçante de baixas calorias.

É um álcool de açúcar encontrado naturalmente em certas frutas. No entanto, o eritritol em pó disponível para compra é provavelmente produzido através de um processo industrial.

O eritritol tem gosto muito parecido com o açúcar, embora possa ter um sabor suave.

O eritritol não aumenta os níveis de açúcar no sangue ou de insulina, nem afeta os níveis de gordura no sangue, como colesterol ou triglicerídeos.

É absorvido pelo corpo a partir dos intestinos, mas eventualmente é excretado pela urina inalterado.

Embora muitas vezes seja melhor tolerado do que outros álcoois de açúcar, pode causar problemas digestivos, incluindo gases e diarreia, se consumir muito de uma vez – especialmente se for combinado com outros tipos de açúcar, como a frutose.

Tenha em mente que o eritritol tem muito menos probabilidade de causar problemas digestivos do que outros álcoois de açúcar, como o xilitol.

Além disso, um estudo incluindo 264 adultos jovens mostrou que níveis mais elevados de eritritol no sangue estavam associados ao aumento da gordura abdominal, o que pode ser devido a uma predisposição genética para converter açúcar em eritritol.

O eritritol foi criticado recentemente por causa de um novo pequeno estudo que o relacionou a eventos cardíacos adversos e trombose. 8 participantes foram orientados a beber 30 g de eritritol em água. O aumento dos níveis sanguíneos de eritritol dos participantes persistiu por dias após a ingestão.

Este estudo não provou necessariamente que o eritritol causa doenças cardíacas e derrames, apenas que existe uma associação entre os dois. Muitos aspectos deste estudo foram realizados em estudos de laboratório in vitro e in vivo, que não se traduzem necessariamente nos mesmos resultados em humanos.

Mais pesquisas são necessárias para confirmar que esses potenciais efeitos colaterais do eritritol são uma preocupação válida.

VEJA TAMBÉM: Dieta Sem Açúcar – 10 Dicas para Começar

3. Xilitol

O xilitol é um álcool de açúcar com doçura semelhante à do açúcar.

O xilitol parece ter alguns benefícios para a saúde bucal, incluindo a redução do risco de cáries e cáries dentárias.

De acordo com alguns estudos em animais, também pode melhorar a densidade óssea, ajudando a prevenir a osteoporose.

Além disso, pesquisas mostram que o xilitol pode aumentar os níveis de vários compostos no trato digestivo para ajudar a apoiar o microbioma intestinal.

O xilitol também não aumenta os níveis de açúcar no sangue ou de insulina. No entanto, como outros álcoois de açúcar, pode causar efeitos colaterais digestivos, incluindo gases abdominais e diarreia, em altas doses.

Tendo isso em mente, é melhor usar o xilitol com moderação.

Finalmente, se você tem um cachorro em casa, mantenha o xilitol fora do alcance dele, pois o xilitol é altamente tóxico para os cães.

VEJA TAMBÉM: 13 Maneiras Simples Para Diminuir O Uso de Açúcar

4. Xarope de Yacón

O xarope de Yacon é outro adoçante exclusivo.

É colhido da planta yacon, que cresce nativamente nos Andes, na América do Sul.

É muito rico em frutooligossacarídeos, que funcionam como fibras solúveis que alimentam as bactérias benéficas do intestino.

O xarope de Yacon pode prevenir a constipação e tem vários benefícios devido à sua alta quantidade de fibra solúvel.

Porém, não coma muito de uma vez, pois isso pode causar problemas digestivos.

5. Adoçante de fruta de monge

A fruta do monge é um tipo de fruta nativa do Sudeste Asiático. É frequentemente usado para fazer um adoçante natural chamado extrato de fruta do monge.

É livre de calorias e carboidratos, e algumas pesquisas sugerem que pode ajudar a apoiar um melhor controle do açúcar no sangue. No entanto, esta mesma investigação concluiu que não há provas suficientes para determinar a segurança do extracto de fruta de monge como aditivo alimentar.

A fruta do monge também contém compostos antioxidantes conhecidos como mogrosídeos, que estudos demonstraram que podem reduzir os marcadores de inflamação.

Embora haja pesquisas limitadas sobre os efeitos da fruta do monge em humanos, ela é geralmente considerada segura e não foi associada a quaisquer efeitos colaterais negativos.

No entanto, é importante verificar o rótulo dos ingredientes ao comprar o extrato de monge, pois muitos produtos são combinados com açúcar ou outros adoçantes, o que pode anular seus potenciais benefícios à saúde.

E o mel?

Existem vários adoçantes açucarados populares que as pessoas preocupadas com a saúde costumam comer em vez de açúcar, incluindo açúcar de coco, melaço, mel e xarope de bordo. Eles realmente não são muito diferentes do açúcar.

Eles podem conter quantidades ligeiramente menores de frutose e uma pequena quantidade de nutrientes, mas seu corpo realmente não será capaz de perceber a diferença.

Além disso, embora estes substitutos naturais do açúcar possam ser uma alternativa melhor ao açúcar normal se usados com moderação, não devem ser considerados uma solução rápida para os seus problemas de saúde.

Na verdade, consumir grandes quantidades de açúcares naturais ou substitutos do açúcar a longo prazo pode aumentar o desejo por doces e contribuir para problemas como ganho de peso e diabetes tipo 2.

Os efeitos nocivos do açúcar dependem totalmente do contexto. A maioria dos estudos relacionados foi realizada em pessoas que já seguiam uma dieta rica em carboidratos e alimentos processados.

Para estas pessoas, especialmente aquelas com excesso de peso ou resistência à insulina, grandes quantidades de açúcar podem ser especialmente prejudiciais.

Pessoas saudáveis podem comer açúcar em pequenas quantidades sem causar nenhum dano. Embora o açúcar ainda forneça calorias sem muito valor nutricional e possa causar cáries, pequenas quantidades desses açúcares naturais podem ser incluídas em uma dieta equilibrada.

Conclusão

Se você está preocupado com a ingestão de açúcar adicionado, é importante focar na totalidade da sua dieta.

É perfeitamente possível desfrutar de seus alimentos doces favoritos de vez em quando sem prejudicar sua saúde geral, desde que sua dieta inclua principalmente alimentos integrais e ricos em nutrientes.

Escolher opções nutritivas e naturalmente doces, como frutas e manteiga de nozes, é uma boa escolha quando deseja algo doce. No entanto, temer ou evitar alimentos ricos em açúcar pode fazer com que você se fixe naquele alimento, aumentando o desejo e o desejo.

No final das contas, é melhor seguir uma abordagem equilibrada em sua dieta, o que envolve saborear suas comidas favoritas de vez em quando.

cesta organica colocando adocante natural no cafe

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